A transformação digital fez com que diversos setores empresariais e da indústria adotassem soluções tecnológicas para gerenciar e operar demandas. Na agricultura não foi diferente, já que o segmento soube se atualizar, a ponto de agregar cada vez mais tecnologia no cotidiano. Hoje, o software para agricultura é mais do que acessório, se tornando fundamental para os resultados.
Sensores de alta precisão, GPS, plataformas completas de gestão, soluções de gerenciamento financeiro e outros softwares têm composto o pacote de soluções ideais. Com elas, o negócio ficou muito mais rastreável, mensurável e dinâmico. A operação foi otimizada e é possível lidar com os resultados de maneira estratégica.
Neste post falaremos mais sobre os softwares para agricultura! Quem preparou uma lista com os 5 principais soluções atuais foi Felipe Nardi, sócio e consultor do Grupo MENTHOR, consultoria especializada em projetos de tecnologia. Confira a seguir!
1. Softwares de agricultura de precisão
A agricultura de precisão é uma realidade que está cada vez mais concretizada nesse segmento. As diferentes características da lavoura demandam análises aprofundadas sobre o estado do solo, temperatura do ambiente, especialidade das plantas e alimentos, entre outros. Uma análise adequada sobre essas condições só pode ser feita com o suporte de um software adequado.
Essas soluções de agricultura de precisão ajudam a detectar as diferentes áreas de um terreno e que impactos naturais elas estão sofrendo. Além disso, é possível realizar um monitoramento específico em cada trecho, considerando o tipo de plantio realizado, o tempo para o ciclo de colheita, os nutrientes utilizados, além de diversas outras atividades.
A função central desse software para agricultura com foco em precisão é mapear áreas do plantio e realizar controles operacionais especializados em cada uma delas. Assim, o trabalho se torna menos generalista e mais especializado, considerando todas as especificidades do terreno, da região e dos produtos plantados.
2. Plataformas de gestão ERP
As plataformas ERPs são, muitas vezes, o ponto central de uma empresa. Isso porque ela engloba todas as áreas de uma companhia, dando suporte para uma gestão integrada. Esse conceito de software chegou também à agricultura, elencando módulos que trazem funcionalidades operacionais e de suporte à gestão de todas as atividades do campo.
Por meio dessas plataformas, é possível trabalhar em tudo: logística de distribuição, plantio e colheita, gerenciamento de aplicação de pesticidas e produtos, organização das diferentes áreas do terreno, separação por produto, além de outras questões burocráticas. A parte administrativa, com demandas jurídicas, fiscais e de gestão de contratos também tem módulos específicos.
Além de toda a gestão do negócio, os ERPs permitem controlar o planejamento de tarefas no campo, delegando obrigações e também monitorando a produtividade dos colaboradores. Tudo isso é feito em um único ambiente digital que pode ser acessado em computadores, smartphones e tablets.
3. Softwares de controle financeiro
A gestão de recursos financeiros também é uma prioridade no desenvolvimento de software para agricultura. Já existem soluções no mercado que ajudam gestores a controlar todas as demandas financeiras, gerando orçamentos mais transparentes e precisos, além de elencar todas as despesas, os custos da operação agrícola, além das obrigações financeiras competentes à atividade.
Nunca foi tão importante manter o equilíbrio financeiro nesse segmento, uma vez que os investimentos são importantes para desenvolver a operação. Por isso, cada centavo gasto deve ser devidamente registrado, com fluxos de caixa bem estruturados e com orçamentos que contemplem não só os custos para manter a atividade, mas também a folha salarial e tributação.
A agricultura também tem suas demandas relacionadas a impostos e taxas, o que demanda um controle rigoroso sobre o faturamento. Com um sistema que seja capaz de rastrear toda atividade financeira, fica mais fácil honrar com todas essas obrigações, mantendo o negócio saudável, regularizado e economicamente sustentável.
4. Tecnologias de localização
É grande o impacto das tecnologias de localização em um software para agricultura. Os mais relevantes, principalmente os de precisão, têm funcionalidades integradas que permitem ter uma visualização ampla de toda área da plantação, até mesmo de grandes hectares. Assim, é possível fazer um acompanhamento remoto de espaços geográficos em que seria impossível percorrer diariamente.
O GPS é a base, tendo os recursos mais simples que ajudam a localizar pontos, favoritar essas áreas e compilar cada região de importância para a operação agrícola. Essa localização é monitorada por satélite, podendo ser replicada em sistemas simples, apenas como foco em exploração de áreas, ou em soluções mais complexas — ou seja, o GPS integrado ao software de agricultura de precisão.
Assim, a gestão passa a ter dados georreferenciados acessíveis e com um nível de controle muito mais preciso. Se torna mais fácil saber onde estão plantações de produtos específicos, além de realizar marcações digitais para apontar informações e anexar detalhamentos. Na hora de delegar uma tarefa, é mais prático apontar exatamente o local de execução do trabalho.
5. Irrigação automatizada
A irrigação é parte fundamental da rotina de atividades agrícolas. Diante de tamanha responsabilidade, durante muito tempo, irrigar solos foi um trabalho totalmente mecânico e que demandava deslocamento, tempo e esforços de trabalhadores. Hoje, graças à tecnologia, a produtividade no campo pôde ser otimizada, evitando esforços desnecessários dos trabalhadores.
Os irrigadores automatizados são posicionados em diversas áreas do terreno, de modo que seja possível cobrir toda a área das plantações. No entanto, a ativação é feita por meio de sistemas computadorizados, ou seja, é possível disparar os irrigadores a qualquer hora e acompanhar o andamento do trabalho.
Os softwares de controle da irrigação podem ser independentes ou integrados a ERPs. Eles permitem programar os disparos diariamente, definindo o horário, o tempo de irrigação e, ainda, monitorar os resultados desses trabalhos.
Analisar terrenos, programar tarefas, ter maior controle sobre diferentes áreas da plantação e uma série de outras demandas se tornaram possíveis graças ao software de agricultura. Esse conceito está amplamente estabelecido e se tornou uma base fundamental para as atividades do segmento.
Se você está em busca de um ERP sob medida para sua atividade agrícola, a TEC pode ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais!
3 thoughts on “5 tipos de softwares para agricultura nos quais você deve investir”
Os comentários estão fechados.